Terapia ocupacional: cuidado ao usuário crônico na Atenção Primária à Saúde

Josenade Engracia dos Santos, Marcos Ferreira Calixto, Messias Rodrigues

Resumo


Introdução: A Atenção Primária pode ser compreendida como atenção a saúde que organiza e racionaliza todos os recursos, básicos como, especializados. Para Andrade, Bezerra e Bezerra (2006) é uma estratégia flexível que garante atenção integral concatenada com os demais níveis de atenção para proteger, restaurar e reabilitar a saúde dos indivíduos, família e a comunidade.

Objetivos: Compartilhar intervenção de terapia ocupacional em pacientes crônicos da Atenção Primária à Saúde da Região Administrativa de Ceilândia/DF

Metodologia ou Descrição da Experiência: Estudo que considera a experiência dos estudantes de Terapia Ocupacional junto à Atenção Primária, tendo como ponto de partida a teoria desenvolvida a partir do cuidado a usuário crônico. A experiência ocorreu entre os meses de julho e dezembro de 20011. No desenho da intervenção, foi selecionada usuária, paraplégica há dois anos em decorrência de Perfuração por Arma de Fogo (PAF), a escolha para assistência especializada de Terapia ocupacional foi conforme demanda de reabilitação. Foram 11 atendimentos em domicílio. A estratégia foi o Projeto Terapêutico Singular (PTS), configurado em quatro momentos: diagnóstico, definição das metas, divisão de responsabilidades/intervenção e reavaliação

Resultados: Entrevista inicial permitiu conhecimento do arranjo familiar e avaliação de vulnerabilidades, L. Orientou a realizar a transferência sozinha da cama para cadeira de rodas (CR). Indicação e realização de uma seqüência de exercícios de alongamento para membros superiores (MMSS) e membros inferiores (MMII) para evitar encurtamento; construção coletiva entre terapeutas e usuária de um mural de exercícios diários fixados na parede; adaptações na CR para melhor posicionamento e encaminhamento à Gerência de Órtese e Prótese para aquisição de uma nova CR.

Conclusão ou Hipóteses: Envolvimento da adolescente e sua mãe permitiram resultados mais consistentes na promoção de saúde. A intervenção em componentes físicos foi importante, como local de trocas e significados, de materialização dos princípios do cuidado, da Atenção Primária à Saúde, distintos da intervenção unidirecional proposta em outros contextos.






Palavras-chave


Atenção Primaria; Cuidado; Equipe Saúde da Família

Texto completo:

PDF/A

Apontamentos

  • Não há apontamentos.